Acolher as limitações te ensina como ser mais forte!
"Caramba! Quantas vezes já passei por isso e ainda volto a passar. Isso não para nunca?
Já deu! Tô cansado!"
O que eu costumava fazer era me lamentar, às vezes procurar uma saída sem sucesso, às vezes deixar pra lá, às vezes mudar o foco fazendo outra coisa. Porém passavam alguns dias e nova situação me fazia sentir a mesma coisa.
Estava preso ao passado, a um ciclo de repetição sem fim de uma sensação de fraqueza na qual não tinha a menor ideia de como sair disso.
Felizmente, amigos terapeutas me auxiliaram com seus dons divinos aplicando técnicas que me ajudaram a me fortalecer e me desprender de certas amarras emocionais, mas embora tenha me sentido melhor a situação se repetia.
Faltava ainda alguma coisa: A MINHA PARTE.
Faltava minha escolha consciente e verdadeira de querer mudar e ter uma nova atitude diante destas experiências nada agradáveis.
Não adiantava ignorar e não adiantava fingir que estava tudo bem aplicando o positivismo. A realidade é que o drama estava lá. Enfrentar como uma luta não adiantava também porque só fortalecia o problema, a dor emocional se nutria dessa resistência. Querer entender como estrategista de guerra só alimentava a necessidade da batalha.
Foi só quando resolvi acolher que tudo mudou. Me permiti sentir aquilo, olhei de coração aberto para o que estava vivendo, sabia que tinha amigos terapeutas que já tinham me ajudado me preparando para isso. Se precisasse novamente, sabia onde procurar ajuda profissional.
Busquei a natureza, no meio do bosque me sentei e ao som dos pássaros e de outros animais acolhi minha dor. Eu já estava no colo da Mãe Natureza e pude colocar no meu colo minha angústia, minha sensação de não ser amado, de ser desprezado, de ser incompreendido…
Aos poucos a sensação foi se dissolvendo em meio às árvores e ao riacho que passava por ali. Estava mais leve. Algo mágico aconteceu. Não fiz nada! Não tive que fazer nada! Não me esforcei pra isso!
Alguns dias se passaram e compreendi que eu tinha acolhido as limitações como parte de mim.
Eram espinhos presos ao talo de uma rosa e não mais soltos a ponto de machucar a todo momento.
Agora no seu lugar, os espinhos se tornam proteção em vez de agressão. Mostra força em vez de fraqueza.
Agora me sinto com o poder de ir mais longe, de viver melhor, de ser mais alegre e feliz. Compreendi que o incômodo me fez parar para colocar as coisas no lugar. Olhei pra mim e me acolhi com luz e sombra, com rosa e espinho.
Sou forte porque acolhi minha fraqueza!
Por Robert Casemiro
Comments