
Como lidamos com as frustrações?
Quem nunca passou por decepções na vida?
Todos nós vivemos frustrações por desejar alguma coisa e não tê-la. Vivemos em busca de algo pra encher nossa cesta de desejos e ambições.
Não quero aqui dizer se é certo ou errado aquilo que buscamos, não é esse o ponto. A questão é o que fazer quando uma expectativa criada não é alcançada. Como administrar o “NÃO” recebido?
Eu comparo como levar um fora de alguém numa festa ou balada. Você tá lá cheio de motivação, percebe que a pessoa que te atrai parece olhar pra você e sorri, imagina as possibilidades, resolve ir em busca do sucesso... e quando vai achando que vai rolar até uns beijinhos, recebe um fora... “Ah, meu namorado é o vocalista da banda tá lá me dando um oi agora!” Pode ser cômica a situação pra quem vê de fora, mas para quem vive a frustração não é bem assim. Claro que cada um vai reagir de um jeito diferente, depende da expectativa criada. Quanto maior o pulo maior o tombo.
E o que fazer depois que cai? Levanta sacode a poeira e dá volta por cima? Ótimo e como você está depois do tombo? O quão machucado está e em quais condições para se levantar? Consegue fazer isso sozinho ou precisa de ajuda? Precisa de um médico ou foi só um arranhão?
Não dá pra medir a dor desse tombo. Cada um vai reagir ao tombo de um jeito. Cada um vai levantar no seu próprio tempo. Alguns até vão querer ficar ali até que alguém veja e sinta pena da situação do coitadinho que caiu... Muitos são viciados em ficar no chão e esperar que os outros os levantem. Não querem levantar por si mesmos e vai se convencendo cada vez mais que não tem forças para se levantar por conta própria.
Bem, como se levantar então? A frustração é um ajuste de rota. Só existe porque não estamos alinhados com o fluxo amoroso. Se observarmos os sinais que a vida nos mostra, as placas de sinalização da estrada iremos evitar muitos caminhos e atalhos equivocados. Se acionar o nosso GPS interno que está em nosso coração não tem erro.
Alguns desvios são necessários para que a jornada prossiga. Diante de uma pedra ou buraco na estrada você desvia ou segue em frente? Quem não quer uma estrada lisinha, sem buraqueira? Mas quem nunca teve que desviar? O melhor a fazer é desviar e seguir. Não deixe de seguir sua jornada. Em outras palavras... Não deixe de ter expectativas porque vai se decepcionar, em vez disso, deixe de ficar muito tempo sofrendo com o desvio e continue a curtir novas possibilidades.
Olhe pra você e veja a quantidade de recursos, habilidades, dons que você tem. Tem destreza suficiente para superar qualquer obstáculo na sua vida, pois é a sua vida com desafios na medida certa pra você se capacitar ainda mais com a habilidade de superação e se tornar um piloto de primeira, na condução da sua existência e desfrutar das maravilhas que essa jornada tem a oferecer.
Tudo são experiências! Tudo nos capacita! Se tomou um fora ou tem uma pedra no caminho ajuste a rota, desvie daquilo e siga em frente. Levante consciente de que é capaz disso, sacode a poeira porque não precisa ficar com esse peso e desconforto em você, liberte-se da sujeira densa de onde estava caído, se purifique da sensação de estar no chão e dê a volta por cima, de lado, por baixo, mas dê continuidade na jornada. Lá na frente tem um lindo horizonte, uma linda paisagem, um lugar maravilhoso que só aqueles que conseguiram seguir em frente poderão conhecer. E esse lugar te espera, esse lugar é para todos, alguns já chegaram e estão chamando por nós. Só falta alguns e o que vocês estão esperando? Bora lá! Sigam em frente e não percam tempo parados diante dos obstáculos. Será que vale a pena?
Por Robert Casemiro
Comments